O universo do mercado de ações pode parecer um pouco confuso à princípio para o investidor iniciante. Muitas siglas, nomenclaturas e definições podem não fazer muito sentido na hora de investir o seu dinheiro em algo que ainda não é tão conhecido.
O primeiro passo é você conhecer os principais fundos de renda variável e depois saber qual tipo de investidor que você é. Vamos às dicas?
Sumário
O que é renda variável?
Um fundo de renda variável é um ativo financeiro em que a remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado.
A renda variável é decorrente de empresas que buscam recursos para expandir seus negócios por meio do mercado de capitais para emitir ações.
Entretanto, sua vantagem sobre os investimentos mais conservadores está nos investimentos a longo prazo.
São considerados fundos de renda variável:
- Ações,
- Câmbio,
- Ouro,
- Derivativos,
- Fundos Imobiliários,
- Também são considerados os títulos de dívida, como debêntures, que são ativos de renda fixa.
Leia também:
Conheça seu perfil de investidor
Você pode ser um investidor conservador, moderado ou agressivo. Vamos conferir cada um desses perfis de investidor:
Perfil Conservador
Geralmente é o investidor que já costuma guardar dinheiro na caderneta de poupança. Esse investidor conservador pode manter sua carteira com produtos de baixo risco, como Tesouro Direto, Debêntures e Letra de Crédito Imobiliário. A principal característica do investidor conservador é a preservação de seu patrimônio, ou seja, investir em produtos de baixo risco e ganhar menos, mas ganhar sempre.
Perfil Moderado
Quer segurança para investir, mas prefere correr maiores riscos para obter melhor rentabilidade. Ele tem o conhecimento mais arrojado e visa possível lucro acima da média, através de aplicações de parte de seus recursos em renda variável. Entretanto, ele concentra o maior volume de seu capital em investimentos conservadores e acaba optando por fundos que ofereçam retorno no médio e longo prazos. Sua maior característica é o risco controlado.
Perfil Agressivo
Esse é o investidor experiente, aquele que já conhece todos os pormenores do mercado de ações e sabe exatamente onde, quando e como quer ter rentabilidade. Está disposto à pequenas perdas no curto prazo, pois prefere ter seu objetivo maior alcançado. Geralmente, ele tem uma reserva de emergência para despesas inesperadas à curto prazo. Sempre busca boa rentabilidade, com ganhos maiores do que a inflação, a médio e longo prazo mesmo que tenha a perspectiva de algum prejuízo.
Agora é com o Guru!
O app Guru possui diversos tipos de investimentos, trazendo a Bolsa de Valores diretamente para o seu celular: assim é possível acompanhar todos os seus investimentos em tempo real. Guru é simples, intuitivo e de graça.
Guru. Nunca foi tão fácil investir na bolsa de valores!
Comentar