Atualmente há muitas pessoas interessadas no mercado de ações e você deve estar se perguntando: mas como comprar minha primeira ação? É simples, mas precisamos esclarecer alguns pontos antes.
Á primeira vista, a bolsa de valores pode parecer um lugar distante, difícil de compreender e atuar. Mas com nossas dicas, você entenderá que o processo pode ser mais fácil do que você imagina.
Sumário
O mercado de ações
A Ação é a menor parcela de capital de uma determinada empresa: quando você compra ações você também assume os direitos e os prejuízos da empresa.
Numa companhia aberta, registrada na CRV – Comissão de Valores Mobiliários, as ações são livremente negociadas na Bolsa de Valores.
No Brasil, existe apenas uma única bolsa de valores a B3 (Bolsa Brasil Balcão), resultado da fusão entre as antigas Bovespa, BM&F e Cetip.
Sempre devemos levar em conta que o mercado financeiro 3 aspectos principais: risco, retorno e liquidez e essas palavras deverão estar na mente do investidor sempre que ele pensar no investimento.
Por que é vantajoso?
- Beneficiar de parte dos resultados que ela obtiver – quando a empresa tem lucro, uma parte dele é distribuída aos sócios sob forma de dividendos, proporcional ao número de ações que cada um possuir.
- O acionista pode ganhar com a valorização do preço dos papéis;
- Possibilita ao investidor uma boa rentabilidade, mas com riscos menores;
- Existem muitas técnicas e estratégias diferentes de operar com renda variável
Conhecendo o seu perfil de investidor
Todavia, primeiro você precisa entender qual o seu perfil de investidor, quais seus objetivos, o momento e as condições do mercado. O perfil do investidor serve para orientar as escolhas de produtos compatíveis com seus objetivos, de acordo com a sua tolerância ao risco e as suas expectativas de investimento. Basicamente, há três tipos de investidores: Conservador, Moderado ou Arrojado.
O Conservador optará por investimentos seguros a curto e médio prazos.
O Moderado já tem certo domínio nas carteiras de investimentos e terá cuidado na hora de investir seu capital, optando pelas rendas variáveis, de médio e longo prazos.
O Arrojado tem muita experiência no mercado financeiro e não se incomodará muito com as perdas no curto prazo. Ele prefere investimentos que tenham perspectiva alta lucratividade, muito embora sejam de longo prazo.
Vale lembrar que ao decorrer de sua jornada como investidor, sua experiência vai mudando, de acordo com os eventos e as novas aplicações que você vier a fazer.
Leia mais:
- Quanto custa investir em ações? Veja taxas e impostos
- Qual é a diferença de ações preferenciais (PN) e ações ordinárias (ON)?
Onde comprar minha primeira ação?
Em primeiro lugar, você deve abrir uma conta numa corretora de valores mobiliários – é um pouco trabalhoso, avaliar e ponderar acerca das taxas até o serviço de atendimento ao cliente.
Os bancos tradicionais também possuem suas próprias corretoras e você pode investir através deles. Entretanto, são corretoras com as maiores taxas do mercado e o atendimento bancário problemático que todos conhecemos.
Documentos exigidos ao se abrir uma conta numa corretora:
Geralmente serão exigidos documentos comprobatórios das informações fornecidas, tal como cópias digitalizadas dos comprovantes de residência e do documento de identificação.
- Informações gerais: nome completo, identidade, CPF, e-mail, telefone, data de nascimento, nome completo dos pais, gênero, estado civil, nacionalidade, naturalidade;
- Dados bancários: conta, agência e banco onde você possui conta aberta;
- Ocupação profissional e renda: sua ocupação profissional, endereço comercial, bens móveis/imóveis, renda mensal, aplicações financeiras e outros bens;
- Declaração de residência: endereço, cidade, estado, CEP;
Baixe o app Guru e acompanhe seus investimentos em tempo real
Deixe tudo na mão do Guru – Investimento fácil ao alcance dos seus dedos! O app Guru possui diversos tipos de investimentos, trazendo a Bolsa de Valores diretamente para o seu celular: assim é possível acompanhar todos os seus investimentos em tempo real. Guru é simples, intuitivo e de graça!
Guru. Nunca foi tão fácil investir na bolsa de valores!
Comentar